RESENHA ( resenha acadêmica crítica)
RESENHA
simplicidade,
clareza, concisão, propriedade vocabular, precisão vocabular, objetividade e
impessoalidade. a resenha deve apresentar imparcialidade, atitude científica e
privilegiar o essencial.
A
finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês,
sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor: novas
abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a
apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.
Na resenha
acadêmica crítica, os oito
passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
1.
Identifique
a obra: coloque os
dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2.
Apresente
a obra: situe o
leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3.
Descreva
a estrutura: fale
sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de
forma sutil, o número de páginas do texto completo;
4.
Descreva
o conteúdo: Aqui
sim, utilize de 3 a
5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5.
Analise
de forma crítica:
Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente
baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo
utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos
resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite
estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
6.
Recomende
a obra: Você já
leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o
texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou
pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
7.
Identifique
o autor: Cuidado!
Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da
resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do
escritor ou pesquisador.
8.
Assine
e identifique-se: Agora
sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do
Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”
1.
De
que trata o livro?
2.
Ele
tem alguma característica especial?
3.
De
que modo o assunto é abordado?
4.
Qual
é a tese do autor?
5.
Qual
a intenção do autor?
6.
Que
conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?
8.
O
tratamento dado ao tema é compreensível?
9.
O
livro foi escrito de modo interessante e agradável?
10.
As
ilustrações foram bem escolhidas?
11.
O
livro foi bem organizado?
12.
O
leitor, que é a quem o livro se destina, irá achá-lo útil?
13.
Comparando
essa obra com outras similares e com outros trabalhos do mesmo autor, a que
conclusões chegamos?
Comentários
Postar um comentário