RESENHA ( resenha acadêmica crítica)


RESENHA
simplicidade, clareza, concisão, propriedade vocabular, precisão vocabular, objetividade e impessoalidade. a resenha deve apresentar imparcialidade, atitude científica e privilegiar o essencial.

A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
1.                   Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2.                   Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3.                   Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
4.                   Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5.                   Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
6.                   Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
7.                   Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
8.                   Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”



1.                   De que trata o livro?
2.                   Ele tem alguma característica especial?
3.                   De que modo o assunto é abordado?
4.                   Qual é a tese do autor?
5.                   Qual a intenção do autor?
6.                   Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?
 7.                   A que tipo de leitor se dirige o autor?
8.                   O tratamento dado ao tema é compreensível?
9.                   O livro foi escrito de modo interessante e agradável?
10.                As ilustrações foram bem escolhidas?
11.                O livro foi bem organizado?
12.                O leitor, que é a quem o livro se destina, irá achá-lo útil?
13.                Comparando essa obra com outras similares e com outros trabalhos do mesmo autor, a que conclusões chegamos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: "Viver em sociedade" Dalmo de Abreu Dallari

VOCATIVO E APOSTO GABARITO/EXPLICAÇÃO

Algumas questões: AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE